A preparação do mundo para a vinda de Jesus.

Como a Providência Divina preparou o mundo para o advento do Cristianismo.

 

Podemos considerar que a providência divina preparou o mundo para o advento do Cristianismo utilizando três grandes povos. Cada um deles criou condições da sociedade favoráveis para que a Cristianismo aparecesse realizando suas primeiras conquistas. Depois do exílio babilônico, durante cerca de quatrocentos anos, no período conhecido como intertestamentário, Deus preparou o mundo ao redor de Israel para a vinda do Redentor prometido.

O império grego confere ao mundo conhecido da época um idioma e uma cultura comum. Posteriormente o império romano fornece um governo estável e a paz em âmbito mundial (a pax romana), bem como um esplendido sistema de estradas. Tudo isso permite a divulgação rápida das boas novas da salvação. Os judeus prepararam o ‘‘berço do Cristianismo’’, isto é, fizeram os preparativos para o seu nascimento e o alimentaram em sua primeira infância.

Em nenhuma outra parte do mundo, ao surgir o Cristianismo, havia uma vida religiosa tão pura e tão forte como a existente entre os melhores representantes da religião judaica, cujas características essenciais eram duas:

1a - a mais alta concepção de Deus, conhecida entre os homens, como resultado do ensino do Antigo Testamento; e o mais alto ideal de vida moral que se conhecia resultante dessa sublime concepção de Deus. A vida e os ensinos de Jesus não poderiam ter procedido da vida religiosa de qualquer outro povo a não ser dos judeus. Somente o povo judeu estava preparado para receber, no seu início, a religião que Cristo trouxe e estende-la a toda à parte.

2a – A espera pelo Messias – a Diáspora dos judeus também contribuiu para a disseminação do Cristianismo. Os judeus podiam ser encontrados em quase todas as cidades do mundo romano e, em qualquer parte em que se achassem, conservavam sua religião e mantinham suas sinagogas. Os judeus realizavam um serviço missionário ativo, em alguns lugares. Assim, tornaram conhecidos seus ensinamentos religiosos, inclusive a espera de um Salvador, preparando-os para a aceitação de Cristo como aquele que tinha de vir. ‘‘… porque a Salvação vem dos judeus’’ (Jo 4.22b).

About these ads
Esse post foi publicado em Cristianismo.. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A preparação do mundo para a vinda de Jesus.

  1. Pingback: Os números de 2010 | Palavras de Salvação

  2. Ronaldo disse:

    quem lê esse texto, se impressiona com tamanha bondade com que os fariseus (mais tarde chamada igreja catolica), trataram o messias. o colocaram num trono, com uma linda coroa e bendiziam o seu nome.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s