A Necessidade da Plenitude do Espírito.

 

Buscar a vida cheia do Espírito é uma necessidade urgente de cada crente, pelas seguintes razões:

1 – Por ser um mandamento de Deus. Há uma dupla ordem para o crente, a de não se embriagar com vinho, mas encher-se do Espírito (Veja Efésios 5.18: “Não vos embriagueis com vinho, no qual está a devassidão, mas enchei-vos do Espírito,” – TB). O verbo enchei-vos está no imperativo, plural, tempo presente (ação contínua) e na voz passiva. Isto revela que ter uma vida plena do Espírito é um mandamento divino para todos os crentes, que é uma experiência contínua em que o indivíduo tem uma participação efetiva nesse ato de Deus encher. Precisamos obedecer não somente evitando a embriaguez mas também procurando viver cheios do Espírito.

2 – Por ser o único meio de sermos espirituais. O crente sem a plenitude do Espírito é um crente sujeito as fraquezas da carne, cujas evidências são bem conhecidas (Veja 1 Coríntios 3.1,3: “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” – RA; Gálatas 5.19-21: “ Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” – RA; e 1 Pedro 2.1: “ Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,” – RA).

Entretanto o apelo de Deus é para que sejamos espirituais (veja Romanos 6.17,18: “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” – RA; Romanos 8.12-14: “Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” – RA; e 1 João 3.2,3: “ Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.” – RA).

O cristão tem lutas espirituais (Veja Efésios 6.12: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” – RA; e Gálatas 5.17: “Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.” – NTLH).

Os inimigos combatem dentro e fora dele. O inimigo interno é a carne – a natureza corrompida pelo pecado, com seu estilo de vida separado de Deus. Esse velho homem precisa ser abandonado permanentemente, para que o novo homem se renove (Veja Efésios 4.22-24: “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” – RA; e Colossences 3.9,10: “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” – RA).

Entretanto somente com a vida cheia do Espírito Santo é que o crente pode obter vitória espiritual completa (veja Gálatas 5.16: “ Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” – RA; e Romanos 8.13: “ Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.” – RA).

    Viva Jesus!

    Deus lhe abençõe!

 

Esse post foi publicado em Doutrina cristã. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário