Conhecimento Teológico.

         O Conhecimento Teológico é um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina; tudo em uma religião é aceito pela fé; nada pode ser provado cientificamente e nem se admite crítica, pois o justo viverá pela fé. A revelação é a única fonte de dados. Também conhecido como conhecimento religioso, teológico ou místico, ele é baseado exclusivamente na fé humana e desprovido de método e raciocínio.

         As posições dos teólogos são fundamentais para interpretar e explicar os textos considerados sagrados. A finalidade do teólogo é, também, provar a existência de Deus e que os textos sagrados foram escritos mediante inspiração divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis, ou seja, como dogmas. Contudo, a fé não é cega pois baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dão sustentação.

As verdades de que trata o conhecimento teológico são infalíveis ou indiscutíveis, pois se trata de revelações sobrenaturais da divindade. A religião trata do sobrenatural, da finalidade do ser humano, da existência e da eternidade, e da relação de Deus com os homens. Esse conhecimento adquire-se através da crença na existência de um ser superior, numa força divina que estabelece mandamentos e preceitos de conduta, de moral, de obediência e de adoração a serem cumpridos pelos seus fiéis seguidores e estabelece punições para os infiéis.

  Alguns exemplos de conhecimento teológico são as Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, que reúne decisões de Concílios e Sínodos, as Encíclicas Papais, etc. Também podem ser incluídos como conhecimento teológico os ensinamentos de grandes teólogos e mestres da Igreja.

Esse post foi publicado em Teologia Contemporânea.. Bookmark o link permanente.

49 respostas para Conhecimento Teológico.

  1. Enon disse:

    Discordo, quando você diz que o conhecimento teologico é algo que os homens chegaram não com o auxilio da sua inteligência,pois percebe-se que você está falando de uma religiosidade fanática e não de conhecimento teológico fato que é comprovado com a sua frase: "tudo em uma religião é aceito pela fé" acredito que você desconhece o assunto pois existem muitos pesquisadores que provam o contrario à sua "VISÃO" exemplo um cientista brasileiro respeitadissimo na NASA EUA EUROPA E ASIA por nome ANTÔNIO GILBERTO, grande pesquisador, teólogo,escritor.Parece-me que você não está com total dominio e autoridade linguistica sobre o assunto pois ao mesmo tempo que você fala "A revelação é a unica fonte de dados. Também conhecimento como conhecimento religioso, teológico ou mistico, ele é baseado EXCLUSIVAMENTE na fé humana e desprovido de método e raciocinio" ou você não é um pesquisador experiente ou é tendencioso e viciado em uma ideologia irresponsável.De que lado você está da pesquisa confiável ou da axiologia e discrepantes contradições? pois você diz: "A revelação é a unica fonte de dados" e depois diz: "Contudo a fé não é cega pois baseia-se em experiências espirituais,históricas,arqueológicas e coletivas que lhes dão sustentação" e então qual é a conclusão sabe ou não sabe o que está falando? quantos anos de pesquisa sobre o assunto você tem?

  2. Oitavo disse:

    Voces poderiam me dar exmplos?

    • frank disse:

      Alguns exemplos de conhecimento teológico são as Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, que reúne decisões de Concílios e Sínodos, as Encíclicas Papais, etc. Também podem ser incluídos como conhecimento teológico os ensinamentos de grandes teólogos e mestres da Igreja.

  3. kevin disse:

    poderiam me dar exemplos?

    • ellyne disse:

      Alguns exemplos de conhecimento teológico são as Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, que reúne decisões de Concílios e Sínodos, as Encíclicas Papais, etc. Também podem ser incluídos como conhecimento teológico os ensinamentos de grandes teólogos e mestres da Igreja.

  4. Pingback: Os números de 2010 | Palavras de Salvação

  5. Calton de Sousa disse:

    trata-se de conhecimento teologico e a visao de grandes correspondentes do mundo biblico pra ensinamento aprufundado de deus .

  6. gabyyyy disse:

    como saber se o que vc falou está certo ?

  7. alana disse:

    Serve para o ensinamento biblico.

  8. Daiane disse:

    Quero provas de q isso é realmente verdade

  9. Lino disse:

    Com todas vossas intervencoes, comeco a ficar confuso, sem saber, o que na realidade se refere ao CONHEMENTO TEOLOGICO
    agradecia que se explicassem.

  10. Raquel Cabral disse:

    naoo goosteii

  11. nilma zaqueu disse:

    “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e prova das coisas que se não vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados.”(Hebreus 11,1-3). Sem fé é impossível agradar a Deus. O justo viverá pela fé (Hb 10,38).

  12. sandra disse:

    Acho que aqueles que precisam de exemplo ou prova, não sei se estão querendo provas se os ciêntistas estão certo ou a bíblia, que foi inspirada por Deus está certa. Caso queiram uma prova ou exemplo, digo uma experiência, conto a minha através da minha fé: Certo dia estava arrumando a cozinha, meus filhos na escola e meu marido no trabalho e sempre tenho ao lado um rádio, que só sintonizo no louvor e sempre estou intercedendo por todos que conheço e por aqueles que estão nos presídio e hospitais para que Deus os abençõe, fazia muito tempo que não via a minha irmã, derepente um pensamento me veio, sua irmã está com tanto problemas que vai tentar se matar, por um momento achei que fosse só um pensamento negativo e mesmo assim orei por ela e fiquei muito assustada, mas assim que pude contei o ocorrido e ela me confirmou que era o que tinha pensado em fazer, sem falar nada para ninguém, mas veio uma mulher, que ela conhecia de vista e bateu em sua porta e disse-lhe: aquilo que está pensando em fazer, Deus pede que não o faça e volte para o caminho do Senhor e confie somente nele. E ela vivia com um homem e não era casada com ele, que não bebia passou a beber e fumar. Sua filha sempre doente e ela também, seu filho adolecente dando trabalho, seu filho mais velho morando fora de casa e muito mais e ela não suportava mais.Eu disse a ela, passou por tantos problemas por que estava debaixo de maldição. Mais graças a Deus que sempre atende os meus pedidos, isso pôde ser evitado. Essa é a uma das minhas experências, provas ou exemplos há um Senhor entre o céu e a terra. Isto é a mais pura verdade, pois não minto, pois o pai da mentira é o diabo.

    • Tatiane disse:

      Tatiane disse:
      Seu comentário está aguardando moderação.

      28/08/2011 às 12:48 AM
      sandra gostei de sua historia muito linda realmente o DEUS que sirvo é maravilhoso para vc conseguir sentir ele tem que ter muita fé pois só ele tem a Salvação. Peça para sua irmã ler Hebreus 14 .1,2,3. Que fala a mulher sabia edifica sua casa e tola a derriba

    • evania disse:

      Querida não só você , mas sempre os evangelicos querem saber mais que os outros irmaõs,tModos nós temos revelações divina ,é onde diz tudo em uma religião é aceito pela fé…

    • Nelson Costa disse:

      Sandra gostei imenso da sua historia, sei que esse DEUS maravilhoso, bondoso, Amoroso é feliz por você, tenha fé em DEUS só ele é a salvação, só ele é a garantia de uma vida melhor..

  13. Tatiane disse:

    sandra gostei de sua historia muito linda realmente o DEUS que sirvo é maravilhoso para vc conseguir sentir ele tem que ter muita fé pois só ele tem a Salvação. Peça para sua irmã ler Hebreus 14 .1,2,3. Que fala a mulher sabia edifica sua casa e tola a derriba

  14. Alex disse:

    Gostaria de saber de que fonte literária foi tirado os argumentos no texto. Se puder deixar as referências eu agradeço.

  15. nilsinho disse:

    a paz irmaos.tenho 36 anos cheguei com 26 nos estados unidos trabalhando muito mas sempre nas baladas gastando dinheiro bebia e fumava mas sempre sorido tudo para mim estava otimo sempre gostei de sjudar as pessoas mas faltava algo em mim sempre que eu chegava em casa as madrugada sentava na cama e chorava pede a deus pra mim ajudar a livra dos vicios ai um amigo min deu um trabalho comesou a pregar a palavra de deus ai ele mim convidou pra fazer uma visitaai eu falei vouai ele fes meu pagamento e falou vai mesmo eu que vou pregar uma a mensagen hoje ai deu a hora e eu dentro de um bar bebendo nao das 5 da tarde ate as 3 da manha gastei 500 dolla de manha eu ja estava chorando eu so tinha 10 dolla na carteira .eusempre tive fe em deus sei que tem um deus maravilhos que sempreesta no nosso meio.eu sempre estava nos bares cantando bebendo mas neste dia foi a gota dagua fui pra igreja com um mes mim batizei sou o lider do louvor canto hoje pra jesus estou muito feliz na casa de deus a 3 anos na presenca de deus sabe pq eu tenho fe. sem a fe em deus nao somos nada tudo que nos conseguimos de bom pra nossa vida e atrasves de deus vc pode ir pra onde vc quiser deus sempre estra de olho em nos porisso irmao so cre e confia em um somente deus e o unico que vive em nosso coracois eu tenho fer e acredito num deus. jesus deramou seu sangue pelo nossos pecado sofreu por nos etao irmao tenha fe.pastores sempre fala jesus esta voltando mas as pessoas nao acreditao mas acredite ele esta perto quem esteve na presenca de deus si preparao ele esta chegamdo fas sua parte nao olhe o homen mas sim o nosso deus. deus abencoa suas vidas

  16. José Marcos de Lima disse:

    Olá Caríssimos. Sou cristão católico,estudante de teologia e participo ativamente das atividades pastorais da minha paróquia. O problema que encontrei aqui foi de caráter linguistico e aposteriore também teológico. Para compreendermos o que vem a ser conhecimento teológico se faz necessário sabermos o que vem a ser teologia. Em todos os campos de estudos se trabalha a partir de termos e conceitos,e no campo teológico isso não é diferente. Nesse sentido o conhecimento teológico parte da própria teologia que é o estudo sobre Deus. Como não se pode estudar diretamente Deus como as outras ciências fazem com seus objetos de estudos, na teologia estudamos Deus a partir daquilo que Ele diz de si mesmo. Essa automanifestação de Deus é concretizada na Revelação definitiva em seu filho Jesus Cristo. A Revelação é portanto o centro da história salvífica da humanidade. A beleza da fé cristã está aí: Deus se dar a conhecer a si mesmo e se encarna na história para fazer uma caminhada de amor com os homens e mulheres. Em Jesus ,Deus quer nos quer salvar. Porém ,em teologia usamos dois termos que são muito caros aos teólogos,tanto católicos quanto reformados: são os termos Imanência e Transcendência. O que quer dizer isso? Deus mesmo se revelando a nós em Jesus Cristo,contudo não deixa de ser mistério. Deus é imanente porque se encarnou na história humana por obra do Espírito Santo,mas ao mesmo é transcendente ao ser humano porque é infinitamente superior a este.Para um verdadeiro conhecimento teológico é necessário um caminho que em teologia nós chamamos de mistagogia,que significa mergulhar no mistério. Mistagogia no cristianismo nada tem a ver com esoterismo, gnosticismo ou sociedade secreta. Não . Mistagogia no sentido cristão e teológico ,quer dizer aceitação da vontade de Deus revelada em Jesus e a partir daí fazer um caminho de dicipulado. Coloco isso porque o autor desse artigo não diferenciou o conhecimento teológico do conhecimento religioso ou puramente mistico. O conhecimento religioso todos em maior ou menor grau possuem. O homem como nos atestou a antiga filosofia com Platão com a idéia do mundo perfeito ao qual o homem pelo desprendimento total poderia alcançar,com a idéia do motor imóvel de Aristóteles que dizia que existia um moto imóvel que movia todos os outros motores sem contudo ser movido por nenhum outro,e tantos outros homens que ao longo da história tentaram explicar a natureza religiosa do homem. Ora ,vemos que por natureza o homem é um ser religioso,inclusive isso é ensinado por muitas das ciências humanas. Já o conhecimento teológico trata-se do conhecimento de uma pessoa: Jesus Cristo,o enviado de Deus para nos salvar. Quando o autor coloca nas últimas linhas de seu artigo que os padres da Igreja, as encíclicas papais servem para o conhecimento teológico ,ele não passa que forma de teologia ele está fazendo. Se é uma teologia embasada na reforma sob o princípio luterano da sola escriptura ou se é uma teologia que tem por base a teologia católica romana e ortodoxa que aceita além da bíblia, a Tradição patristica e o magistério eclesiástico como fontes de fé. Em todo caso quando vamos estudar teologia temos que verificar sob qual óptica estamos querendo teologizar. Terminando este meu comentário quero dizer da alegria de ser cristão católico e de estudar a sagrada teologia que em muito tem contribuído para o meu crescimento humano e espiritual. E lembrando que o bom teólogo é aquele que tem uma cosmovisão das realidades históricas,sociais, culturais,e espirituais ,pois tudo o que ele estuda ou pesquisa serve para auxiliar o seu labor teológico.
    Paz e bem a todos

    • tatica disse:

      concordo quando você (José Marcos) diz que o homem por si só já nasce por natureza religioso, mas não corcordo que a reforma de lutero é embaçada… olha querido os católicos no período em que lutero estava estudando para ser padre, é que foram errados, pois eles é que queriam naquela época vender indugências para o povo que eram besta e penssavam que para entrar no céu precisaria pagar. isso era uma maneira de enrriquecer pelas custas dos outros, deus nunca disse em sus palavra sagrada que para entrar no céu é preciso pagar para não ir pro inferno…. me desculpe mas bendita foi a hora que Martinho Lutero ficou contra a igreja católica e a favor da palavra de Deus

  17. angela disse:

    mas as vezes eles os cientistas ou teologos falan verdade

  18. tatica disse:

    concordo quando você (José Marcos) diz que o homem por si só já nasce por natureza religioso, mas não corcordo que a reforma de lutero é embaçada… olha querido os católicos no período em que lutero estava estudando para ser padre, é que foram errados, pois eles é que queriam naquela época vender indugências para o povo que eram besta e penssavam que para entrar no céu precisaria pagar. isso era uma maneira de enrriquecer pelas custas dos outros, deus nunca disse em sus palavra sagrada que para entrar no céu é preciso pagar para não ir pro inferno…. me desculpe mas bendita foi a hora que Martinho Lutero ficou contra a igreja católica e a favor da palavra de Deus.

  19. Cláudia bahiense disse:

    eu quero saber se na tem algum texto que diz se a salvação para aqueles que não conhece as escrituras.

  20. Cláudia bahiense disse:

    eu quero saber se na biblia tem algum texto que diz se a salvação para aqueles que não conhece as escrituras.

  21. bom eu venho prestando a atensao pois eu aprendi que nem tudo poso cre mas na escritura cim
    eu gostaria de saber ci a teologia fala a verdadi o ela e mas uma forma de nos confundir ;

  22. olha eu esto estudando e nao vejo como e posivel deus nao ezistir se nao o espirito

  23. E bom estudar e conhecer a palavra profundo biblicamenti a ciencia e do home e a teologia cim
    e o conhecimento que nos rrelata a conciencia espiritual ,

  24. eu li pergunto o que e biografia nalinguaje teologico

  25. otra pergunta cuando deus fes onos mundo eli crio a terra e o home do home eli crio a mulher
    e logo o home ea mulher tiverao dois filhos abel e caim abel mato caim e foi enbora logo rretorno
    com uma espoza e um casal de filhos da onde surjil a mulher de caim e dois filhos ci na palavra
    o principio do mundo ove somente adao e eva e abel e caim pois cim caim volta com espoza efilhos nos brasos , da para nos esplicar com clareza

  26. wilson pena disse:

    com a ajuda dste conteudo pude me safar do trabalho k foi-me mandado pelo prof d pt. Tem muita sabedoria por a k e ei d vizitar-voz mais vzs obgda por tudo e bom trabalho.

  27. meire disse:

    Deus é fiel em todos os momentos de nossa vida, sem ele não somos nada.

  28. Brenda Mutcheca disse:

    Dizer que fé è algo que todos nos temos independentimente da religiao de cada um, alguns alimentam a mesma com experiências do dia-a-dia. Até aquele que nao pertence a nenhuma religiao tem fé, o exemplo concreto disso é: o assaltante quando esta prestes a ser pego a primeira coisa que ele se lembra de falar é: me Deus me ajuda! Porquê? Facil, porque ele mesmo fazendo as coisas erradas tem noção que de le de cima tem alguem a condenar a sua acção.

  29. Natalia Elisa Samba disse:

    Sinceramente não cnsegui encontrar o que desejava!!!!!!!!!!!!!!!

  30. Ermírio Leitte Filho disse:

    Eu estou em Campina Grande na Paraíba. Não tenho religião porém gosto de ler sobre todas, inclusive as que não são cristães como islamismo e judaismo e o faço com a visão de quem as praticam. Foi a forma que encontrei para estuda-las sem me envolver.Lí a opinião de todos. Quando se trata de religião não podemos dizer que um determinado comentário está certo ou errado. No máximo podemos contribuir para organizar as ideias apresentadas. Quanto à teologia, entendo ser o estudo do conhecimento de Deus seja em qualquer religião que ele esteja, pois está em todas. O que encontrei como sendo a maior verdade é que para se acreditar nos Livros Sagrados e, principalmente, para se acreditar em Deus é preciso ter fé. Não cabe a quem a tem procurar encontrar explicação lógica do que está escrito. Em tudo que as escrituras dizem tem algo de mistério inexplicável. Encerro dizindo que procuremos entender religião com a visão do religioso. Lembro que não existe religião ruim. Todas pregam o bem tendo como base os princípios de Deus, que são sempre dirigidos para a paz e o bem de todos independente da religião que comungam. Desculpem pelo comentário. Ermírio. emali. ermirioleitte@hotmail.com

  31. Gean disse:

    o djona e a michele adoraram!!!!

  32. Cláudia Marques disse:

    Cláudia RJ. Teologia: Estudos de Deus do Grego Theos = a Divindade + Logos : Estudos.

  33. DEUS: TEM QUE ESTAR NO CENTRO DE NOSSAS VIDAS, TEM QUE SER TUDO, O NOSSO COMEÇO O NOSSO MEIO, A NOSSA ETERNIDADE.FOMOS CRIADOS PARA VIVER POR ELE, PARA ELE, E POR MEIO DELE.

  34. Daniele Nogueira disse:

    Oi, gostaria de esclarecer que o Conhecimento teologico, o qual foi postado é uma parte de estudos. O que claramente, nós que acreditamos em Deus discordamos em parte do que o autor do texto falou, pois sim, podemos provar com fatos algo que aconteceu ha muito tempo que está escrito apenas na biblia. Atraves da arqueologia biblica, um exemplo, onde comprovam fatos e personagens biblicos que realmente existiram. Porém, o autor do texto postado deve ser algum cetico, porque ele trata do assunto com uma certa ironia, talvez vocês perceberam. Mas reafirmando, conhecimento cientifico é como se fosse uma area de estudo da filosofia que cita os conhecimentos humanos atraves do tempo, como o.cientifico e empirico entre outros.
    Ao autor do blog, você fez bem em postar isto, é bom.saber. Mas quem escreveu nao estava favorecendo a religiao, por isso mostra uma certa ironia.

  35. Daniel Bento Maiombe disse:

    pra mim é conhecimento DQUIRIDO NA CRENÇA RELIGIOSA

  36. adriana disse:

    eu acredito em tudo isso e muto mais

  37. Cibelly Franco disse:

    Pra mim a religião tem os dois lados porque graças aos ensinamentos religiosos(não importando qual religião) temos o amor, a felicidade e a esperança que considero o lado “branco”. Mas as religiões tem os seus contextos históricos manchada de sangues inocentes e sacrifícios por causa de seus rituais que considero o lado “negro”. por exemplo, na época dos impérios, graças a religião católica tivemos a época da escravidão negra, não me lembro do ensinamento q dizia o porquê mas eu soube na aula de História, se vocês pesquisarem saberão. mesmo q eu seja Católica eu tenho um pouco de conhecimento histórico das religiões mas isso não me tira a fé pois acredito q esses acontecimentos são obras dos humanos e não do Deus divino e me considero uma pessoa racional pois não tenho preconceito com outras religiões porque mesmo q sejam de deus diferentes e protestantes a metas deles eh trazer a paz, a felicidade e o amor para o mundo. Eu tenho esperança que um dia o Mundo será único, sem diferenças nas religiões, nas classes sociais, nas raças e na própria família porque a PAZ chegará em todos nós. “Pra

    • Cibelly Franco disse:

      cont.: “Pra aqueles que zombam de mim eu não ligo pois tenho um Deus que está no meu lado sempre me protegendo” :-D

  38. Jânio disse:

    Salmos 33- 6 a 9. Deus fez o mundo em seis dias, e depois descansou… Supondo que essa mentira fosse verdade, vejamos, Deus deu apenas a origem da vida, e ela teve que se vira para evoluir, então, onde foi parar tanto poder atribuído pelo homem? Se com os superpoderes: onipotência, onipresença e onisciência, ele criou um mundo pre-histórico, demorou 6 dias e ainda teve que descansar! LASKOW! Pois então, se Deus fosse criar o mundo como ele é hoje, levaria uma eternidade para cria-lo e outra para descansar! Alguém ainda tem duvida que a vida e o mundo evolui a cada dia, e que Deus, não criou o mundo como ele é hoje? Jânio Almeida de Sousa

  39. O Conhecimento Teológico é um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina; tudo em uma religião é aceito pela fé; nada pode ser provado cientificamente e nem se admite crítica, pois o justo viverá pela fé. A revelação é a única fonte de dados. Também conhecido como conhecimento religioso, teológico ou místico, ele é baseado exclusivamente na fé humana e desprovido de método e raciocínio.
    As posições dos teólogos são fundamentais para interpretar e explicar os textos considerados sagrados. A finalidade do teólogo é, também, provar a existência de Deus e que os textos sagrados foram escritos mediante inspiração divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis, ou seja, como dogmas. Contudo, a fé não é cega pois baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dão sustentação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s