A Missão da Igreja.

       A igreja primitiva, do Novo Testamento, estabeleceu princípios pelos quais a sua missão deveria ser efetuada. Os métodos mudaram e ainda mudarão, mas a missão que foi determinada pelo Espírito Santo permanecerá. A missão é a execução do propósito redentor de Deus para todos os povos. E a igreja foi formada por causa do propósito redentor do Senhor. Por ser o Corpo de Cristo, a igreja é o instrumento pelo qual os desejos e propósitos de Deus devem ser realizados (Efésios 3.10,11).

Jesus mostrou como esse propósito seria alcançado quando disse aos seus discípulos: “ … sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Mais adiante, Cristo definiu a missão da igreja em termos do onde e como. Jesus afirmou claramente onde a missão da igreja seria desempenhada, nas palavras da Grande Comissão. Em Mateus 28.19 Ele deu uma diretriz clara: “Portanto, ide, ensinai todas as nações”. A ordem é explícita. A missão da igreja é ir por todo o mundo divulgando o Evangelho. Entretanto ela não se resume nisso. A missão é fazer discípulos em todas as nações.

Cristo manifestou com clareza que quer sua igreja buscando os perdidos em todos os lugares. Não se trata apenas de buscá-los. É preciso buscar até encontrá-los. As parábolas de Jesus enfocam essa busca. A mulher da parábola da dracma perdida não se deu por satisfeita apenas procurando a sua moeda perdida, mas procurou até encontrá-la (Lucas 15.9). O pastor procurou sua ovelha perdida, até que encontrando-a, trouxe-a alegremente de volta para o aprisco (Lucas 15.5). Em uma outra parábola, ao saber que os seus convidados não viriam à sua festa, o senhor ordenou que seu servo continuasse procurando e convidando pessoas até achar aquelas que aceitariam o convite (Lucas 14.21-23).

Jesus também instruiu aos Seus discípulos que não permanecessem nos lugares onde o evangelho fosse rejeitado, e sim, que continuassem indo onde as pessoas fossem receptivas à mensagem da salvação (Mateus 10.14). Os apóstolos continuaram a seguir suas instruções (Atos 13.51). Entretanto, embora os apóstolos não tenham permanecido nesses locais, eles pregavam com o objetivo de persuadir as pessoas. Durante sua estada em Corinto, Paulo, “todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus gregos” (Atos 18.4).

Mas, como meros seres humanos puderam ser instrumentos de Deus aqui na terra? É simples. A missão da igreja começou no poder do Espírito Santo. Os apóstolos e a igreja primitiva precisaram desse poder interior para impulsioná-los. Antes de ordenar que os discípulos fossem “até os confins da terra”, Jesus lhes disse: “recebereis poder” (Atos 1.8).

O princípio não mudou: O poder do Espírito Santo deve estar na igreja antes da missão exterior começar.

Viva Jesus!

Deus lhe abençoe!

Esse post foi publicado em A Palavra de Deus. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário